Sobre o Coletivo


Se você realizar uma busca rápida em qualquer dicionário, seja ele online ou mesmo aquele outro que você tem na sua estante de livros, vai encontrar algo muito próximo deste significado aqui,

Co. le. ti. vo: adj. Que compreende, abrange, muitas pessoas ou muitas coisas, ou lhes diz respeito; que pertence a um conjunto de pessoas ou de coisas: corpo coletivo, opinião coletiva. Diz-se do substantivo que no número singular exprime a reunião de vários indivíduos da mesma espécie.

E essa breve definição, de fato, define um pouco do porque estamos nos congregando nessa plataforma. De uma forma um tanto simplória poderíamos dizer que este, antes de mais nada, é um espaço pra trabalharmos as nossas angustias. Sim, é. Mas é, também. Porque este é um espaço de troca, pois juntos aqui temos Paulistanos, Mineiros e Capixabas, com vivências e formas de compreender o mundo de formas, ou óticas, um tanto distintas uma das outras. Conheça os que já fazem parte do time, aqui. E do outro lado desta dela, esperamos encontrar mais pessoas pra se juntar a nós e dividir às suas angustias. Quiçá, pernambucanos, gaúchos, cariocas, caiçaras, etc etc.

Agora, que angústias e trocas esse espaço vai trabalhar/proporcionar? O fio que une os que constroem este blog é a paixão pela alimentação, e os seus processos. Porém, não apenas ao ato (riquíssimo) do “alimentar-se”, mas de tudo que permeia e constrói o contexto no qual esse ato está inserido.  

Longe da gente, ter a pretensão de conscientizar, ou ensinar regras sobre alimentação para as pessoas. Pra isso já temos nutricionistas, educadores físicos e médicos. Se existe um ato, natural por si só, é o da alimentação. O que nós pretendemos com este espaço, com esse coletivo, é chamar a atenção para um “alimentar-se” consciente, sócio, ambiental, cultural, afetivo, político e espiritualmente, falando. Um processo verdadeiramente crítico.

(em construção!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário